quinta-feira, 20 de maio de 2010

Conflito no Iraque é tema de filmes exibidos em Cannes


Os eventos que levaram à Guerra do Iraque e as consequências da ocupação de Bagdá pelas forças ocidentais foram os temas de dois filmes exibidos nesta quinta-feira (20) no Festival de Cannes, "Fair game", do norte-americano Doug Liman, e "Route Irish", do inglês Ken Loach.

Ambientado nos meses que se seguiram aos atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas em Nova York, o filme de Liman ("Identidade Bourne" e "Vamos nessa") joga luz sobre as pressões exercidas pela Casa Branca para conseguir um aval da CIA para invadir o Iraque sob o pretexto de buscar as armas de destruição em massa jamais encontradas pelos soldados de George W. Bush.

Estrelado por Naomi Watts e Sean Penn, o filme é baseado na história real de uma ex-agente secreta que foi exonerada pelo governo depois que seu marido revelou publicamente, em uma série de entrevitas na TV americana, que o governo dos EUA mentiu sobre ter provas da existência das armas. Joe Wilson (Penn) sabia da farsa por ter sido indicado pela esposa, Valery (Watts), para viajar ao Niger a mando da CIA e descobrir se o país africano havia enviado 500 toneladas de urânio para a fabricação de uma suposta bomba atômica no Iraque.

O assunto foi esclarecido só em 2007, num escândalo que envolveu o então vice-presidente Dick Cheney, a secretária de Estado Condoleeza Rice e ainda fez com que os EUA reconhecesse que nunca houve indícios suficientes do desenvolvimento de armas de destruição em massa que, a princípio, justificaram a invasão em Bagdá e a consequente derrubada do regime de Saddam Hussein.

Ken Loach
Já o filme de Ken Loach, ainda que tenha algumas componentes política, centra mais o foco na história de dois amigos que trabalharam no Iraque como mercenários pagos pelas companhias de seguros, engenharia e serviços que promoveram uma segunda invasão ao Iraque - a corrida pelos milionários contratos de reconstrução da infra-estrutura do país, destruído pela guerra.

A história é contada a partir do ponto de vista de Fergus (Mark Womack), que deixa o Iraque e volta a Londres e descobre que seu melhor amigo - e companheiro de ação no Iraque -, Frankie (John Bishop), foi morto em uma emboscada não esclarecida.

Um celular enviado por Frankie a Londres aos cuidados de Fergus, será a principal pista que o ex-mercenário terá para reconstituir as circunstâncias da morte do companheiro. No processo, ele baterá de frente com alguns dos homens com quem lutou lado a lado no Iraque.

Razovalmente bem recebido pela crítica, "Route Irish" - o titulo se refere à perigosíssima estrada que liga o aeroporto de Bagdá à chama Zona Verde - está mais para um bom thriller de ação do que para os longas mais politicamente engajados que marcam a carreira de Loach.

ads

Postado por: jester knight às: 14:51 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter