segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ministério da Justiça divulga diretrizes sobre compras na internet

compras na internet

O Ministério da Justiça no dia (20/08/2010) disponibilizou um documento que reúne as diretrizes que protegem os interesses do consumidor nas compras realizadas pela internet. O material foi elaborado com base na interpretação de várias entidades, como PROCON, Ministério Público e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Em sua essência, o documento trata da aplicação do Código de Defesa do Consumidor ao comércio eletrônico. Uma das regras que mais se destaca é o “direito de arrependimento”, no qual o comprador pode desistir de um produto até sete dias depois de efetuar a aquisição, sem necessidade de se justificar e sem custos adicionais, como multas. Uma vez que essa possibilidade é prevista, os estabelecimentos comerciais devem oferecer meios eficientes para que o consumidor possa exercer esse direito.

Mas o documento também trata de outras resoluções, como facilidade de cancelamento da compra em caso de descumprimento de contrato pelo estabelecimento comercial, informações claras e precisas sobre os produtos, disponibilização de informações sobre a loja (como CNPJ), entre outros.

As diretrizes do comércio eletrônico estão disponíveis aqui (arquivo em PDF).

ads

Postado por: vitor Marques às: 05:06 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter