quarta-feira, 12 de maio de 2010

História das Copas do Mundo - 1962


Se a Copa anterior marcou o surgimento de Pelé, a Copa do Mundo de 1962 consagrou Garrincha. Com atuações brilhantes e dribles desconcertantes, o atacante das pernas tortas liderou o Brasil rumo ao segundo título mundial nos gramados chilenos.

Na equipe titular houve poucas mudanças em relação ao time de 1958. Mauro e Zózimo entraram nos lugares de Bellini e Orlando, respectivamente. O maior desfalque foi Pelé, que logo no segundo jogo, contra a Checoslováquia, se contundiu foi substituto nas outras partidas por Amarildo.

Na final, Mauro se tornou o segundo capitão brasileiro a erguer a Taça Jules Rimet. O atacante das pernas tortas também foi protagonista de uma polêmica na competição. Expulso nas semifinais contra os chilenos, pôde disputar o decisivo e último jogo após uma manobra nos bastidors.

Nesta Copa as ausências mais sentidas foram da França e da Suécia. As duas seleções não conseguiram se classificar nas eliminatórias, que contaram com um número recorde de 56 países.

A competição também teve o maior número de artilheiros. Ao todo, seis jogadores marcaram quatro gols cada: Garrincha, Vavá, Leonel Sánchez (Chile), Albert (Hungria), Jerkovic (Iugoslávia) e Ivanov (URSS).

ads

Postado por: Felipe Oliveira às: 08:53 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter