domingo, 9 de maio de 2010

História das Copas do Mundo - 1958


A Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia, marcou o surgimento de Pelé. Foi em gramados suecos que um garoto de apenas 17 anos começou a encantar o mundo. A Copa também foi marcada pelo primeiro título mundial do Brasil.

Ao lado de Pelé estavam alguns dos maiores jogadores de todos os tempos do futebol. Gilmar fechava o gol. Na direita, Djalma Santos, que só jogou a final (nos outros jogos De Sordi foi o titular), encheu os olhos dos europeus, enquanto Nilton Santos, a "Enciclopédia do Futebol", brilhava no lado esquerdo.

Na defesa, Bellini, que eternizaria o ato de erguer a taça de campeão do mundo, e Orlando. No meio, a raça de Zito se unia ao talento magistral de Didi e sua "folha seca". Na frente, além de Pelé, Zagallo, Vavá e toda a irreverência e genialidade de Garrincha completavam o ataque.

Pelé e Garrincha, além de Zito e Vavá, só entraram no terceiro jogo da Copa, contra a União Soviética, vitória por 2 a 0, a pedido dos líderes do time, e não saíram mais. Nas quartas-de-final, o gol antológico do jovem Pelé, contra País de Gales, deu a vitória à Seleção Brasileira por 1 a 0. Na final, contra os donos da casa, vitória incontestável por 5 a 2, com dois do Rei, dois de Vavá e um de Zagallo.

Outro destaque do torneio foi a França. No elenco da equipe estava Just Fontaine, que terminou a competição como artilheiro, com 13 gols.

ads

Postado por: Felipe Oliveira às: 17:14 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter