quarta-feira, 28 de abril de 2010

História das Copas do Mundo - 1938


Na última Copa antes da Segunda Guerra Mundial, a Itália conquistou o bicampeonato. Campeões em 1934, os italianos repetiram a façanha, desta vez em território francês.

Na decisão, a Itália bateu a Hungria por 4 a 2 e voltou para casa com o título. Porém, até alcançar a decisão, a Hungria chegava credenciada pelo poder ofensivo do time, que marcara 13 gols nos três jogos que havia disputado até ali - 6 a 0 contra as Índias Holandesas, 2 a 0 contra a Suíça e 5 a 1 contra a Suécia. Os italianos venceram a Noruega, 2 a 1, França, 3 a 1, e Brasil, 2 a 1.

Os heróis italianos na partida decisiva foram Piola e Colaussi, autores de dois gols cada. Aos húngaros, restaram os gols de Titkos e Sarosi.

A Copa de 1938 foi a primeira em que o Brasil conseguiu realizar uma boa campanha, sendo eliminado somente nas semifinais, pelos futuros campeões. Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", terminou a competição como artilheiro, com oito gols em quatro jogos.

Uma das ausências mais sentidas foi da "Fúria Espanhola". Por causa da sangrenta Guerra Civil, que começou em 1936 e só terminou um ano após o término da Copa, a Espanha não participou do Mundial.

A dupla italiana Ferrari e Colaussi foram os grandes responsáveis pela conquista em solo francês. Além deles, a competição teve a participação de outros grandes jogadores, como o checo Planicka, os brasileiros Domingos da Guia e Leônidas da Silva e o húngaro Sarosi.



ads

Postado por: Felipe Oliveira às: 16:08 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter