quinta-feira, 29 de abril de 2010

Adriano vence duelo com Ronaldo, marca e deixa Fla em vantagem na luta pela vaga

O Império, enfim, contra-atacou. O Flamengo superou a crise que o atormentava e, mesmo com um jogador a menos desde os 36 minutos do primeiro tempo, venceu o Corinthians por 1 a 0 na noite desta quarta-feira no Maracanã. O autor do gol da vitória foi ninguém menos que o Imperador. Hostilizado pela torcida na derrota para o Botafogo na final da Taça Rio, ele converteu o pênalti sofrido por Juan.

Adriano, apesar de não ter sido nem de longe brilhante, também venceu com sobras o duelo com Ronaldo. Substituído aos 38 minutos do segundo tempo, Ronaldo teve atuação sofrível e ainda teve que ouvir muitas vaias dos rubro-negros, além de muitas músicas que ironizavam o escândalo que protagonizou ao lado de três travestis, ocorrido há exatamente dois anos.

Com o resultado, o atual campeão brasileiro vai a São Paulo, na próxima quarta-feira, com a vantagem de poder se classificar com um empate. Ou até com derrota por um gol de diferença, desde que balance a rede no Pacaembu. O Corinthians precisa vencer por dois gols. Um triunfo do atual campeão da Copa do Brasil por 1 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis. Quem sobreviver na competição vai encarar o ganhador do duelo entre Universidad de Chile e Alianza Lima, que se enfrentam pela primeira vez nesta quinta-feira.

Chuva atrapalha no primeiro tempo

Sob nova direção, com Rogério Lourenço no lugar de Andrade, o Fla teve uma novidade: Rômulo ganhou a vaga de Toró. Além dele, David jogou na zaga, pois Álvaro fora vetado com problemas na panturrilha direita. Mas a principal mudança notada foi na disposição redobrada do time, pois a forte chuva que atingiu o Maracanã a partir das 20h30m dificultava as ações das equipes. Os cinco primeiros minutos foram marcados por chutões, faltas e uma áspera discussão entre Juan e Dentinho.

Porém, o Corinthians se adaptou mais rapidamente ao piso escorregadio. Vaiado a cada vez que tocava na bola pela torcida do Flamengo na primeira vez em que enfrentou o Rubro-Negro no Maracanã, Ronaldo encontrou espaço pela esquerda aos cinco minutos e atrasou para Jucilei, que tentou arrematar da entrada da área. Mas foi barrado pela defesa do Fla. No minuto seguinte, Roberto Carlos cobrou falta sobre a área, e Willians colocou de cabeça para escanteio, afastando o perigo.

Adriano só apareceu aos dez minutos, com um cruzamento da esquerda, facilmente defendido pelo goleiro Julio Cesar. A partir daí, os cariocas criaram as melhores chances. Pelo lado canhoto, o Flamengo animou a torcida no minuto seguinte. Juan passou a bola por baixo das pernas de Ralf e centrou. A defesa corintiana se atrapalhou com as poças, e a pelota sobrou para Léo Moura chutar cruzado. A bola raspou a trave direita do goleiro alvinegro, que pulou atrasado.

Diante do estado do gramado, as bolas alçadas na área se tornaram uma das melhores opções para os dois lados. Aos 14, Michael cobrou falta quase do meio-campo e encontrou Vagner Love na área. O camisa 9 rubro-negro cabeceou, e Julio Cesar defendeu. No lance anterior, Ronaldo, sempre acompanhado de perto por Rômulo, tentou arrancar e se jogou na área, reclamando de pênalti. O árbitro Carlos Amarilla, corretamente, nada marcou.

Além da chuva e do campo, Roberto Carlos enfrentou um adversário extra aos 25 minutos. Ao tentar cobrar um lateral, foi atrapalhado por uma luz emitida por um aparelho levado por um torcedor rubro-negro na arquibancada. O juiz paralisou o jogo por aproximadamente um minuto, e o goleiro Bruno fez sinais para a torcida, pedindo para que a atitude não fosse repetida.

Se aos 14, Ronaldo reclamou de falta, aos 28 foi a vez de Adriano protestar, alegando que foi empurrado na entrada da área. O juiz também nada apontou. O gramado dificultou ainda mais a movimentação dos dois atacantes na primeira etapa. Nenhum dos titulares da seleção brasileira na Copa de 2006 conseguiu dar um conclusão sequer a gol no primeiro tempo.

A partir dos 30 minutos, a chuva diminuiu. E o Flamengo teve mais uma boa chance aos 31. Vagner Love acionou Juan pela esquerda, que cruzou para Léo Moura. Ele se esticou, mas não conseguiu cabecear. Aos 34, nova investida rubro-negra. Adriano ajeitou para Maldonado, que lançou Love. O artilheiro do Fla no ano invadiu a área, mas Chicão foi preciso, desarmando o atacante no momento em que este se preparava para arrematar.

Entretanto, a ascensão rubro-negra ficou abalada dois minutos depois. Maicon, que já tinha amarelo por falta em Elias, deu uma entrada imprudente em Dentinho a poucos metros do juiz. Ele foi novamente advertido e recebeu o vermelho.

Sem um dos responsáveis por armar as jogadas do time, o Fla perdeu espaço no meio-campo, e o Corinthians teve mais posse de bola nos cinco minutos finais da etapa inicial. Aos 42, Roberto Carlos acionou Danilo pela esquerda. O meia cruzou para Elias, que não alcançou.

De pênalti, Adriano decide na etapa final

No segundo tempo, sem chuva e com o gramado em melhores condições, as equipes passaram a conseguir jogar mais pelo chão. Se não chutou uma bola a gol no primeiro tempo, Adriano arriscou de longe logo com dois minutos da etapa final. Julio Cesar defendeu sem dificuldades.

Mas foi o time visitante que levou grande perigo. Aos cinco minutos, Moacir tocou para Dentinho na direita, e recebeu na pequena área. O lateral completou diante de Bruno, que conseguiu desviar com o pé esquerdo, salvando o Flamengo. A bola passou rente ao ângulo esquerdo. Apesar da intervenção do goleiro, o árbitro marcou tiro de meta.

A melhora do campo não impediu a equipe da casa de continuar errando muitos passes. Com dez minutos, diante das dificuldades ofensivas do time, torcedores rubro-negros começaram a pedir a entrada de Petkovic.

Mas mesmo com um jogador a menos, o Fla se lançava ao ataque e criava as melhores chances. E por pouco, os rubro-negros não comemoraram aos 15 minutos. Juan cobrou falta sobre a área. A bola quicou e tocou no travessão, diante de um Julio Cesar assustado, com os braços recolhidos. No rebote, Adriano completou de voleio, à direita da meta, mas o árbitro já marcara falta do Imperador. Do outro lado, Ronaldo não acertava. Aos 18, o Fenômeno não conseguiu dominar um cruzamento da direita, dando uma verdadeira canelada. Não seria exagero dizer que o atacante ajudava mais o Rubro-Negro do que o Timão.

Se vibrou com o erro do desafeto, a torcida do Fla comemorou para valer em seguida. Roberto Carlos falhou na frente de Léo Moura. Ele acionou Juan, que invadiu a área pela esquerda aos 19. Moacir chegou atrasado e derrubou o lateral. Pênalti. Adriano cobrou bem, no canto direito, longe do alcance do goleiro. O atacante partiu para comemorar, mas interrompeu a corrida no meio, olhando com cara feia para a arquibancada. A recíproca não foi igual. Os gritos de "O Imperador voltou" ecoaram no estádio.

O gol acendeu a torcida do Fla. E alertou o treinador Mano Menezes, que fez duas alterações no Timão: Jorge Henrique e Iarley entraram nas vagas de Danilo e Dentinho, respectivamente. Um erro capital, já que Ronaldo era, de longe, o pior jogador em campo.

O Corinthians avançou, passou a cercar a área do adversário, mas teve dificuldades para superar o bloqueio rubro-negro. E foi o Fla que teve mais uma excelente oportunidade. Aos 32, Willians fez boa jogada e lançou Adriano na área. O atacante cabeceou com estilo, e Julio Cesar fez grande defesa, espalmando para o travessão. No rebote, Roberto Carlos afastou.

Apesar da clara dificuldade de dominar a bola, Ronaldo criou sua única boa jogada aos 37 minutos. O atacante arrancou pela esquerda e cruzou. Iarley subiu na frente de Jorge Henrique, não alcançou e ainda atrapalhou o companheiro, que estava livre e de frente para a meta.

Foi a última jogada de Ronaldo, que deixou o gramado vaiado para a entrada de Souza. O maior artilheiro da história das Copas do Mundo segue em branco no mais tradicional estádio brasileiro: nenhum gol em quatro jogos no Maracanã.

No desespero, o Corinthians ainda tentou empatar. Mas se limitou a um chute de longe de Jorge Henrique aos 41. No fim, o Fla manteve o placar e sua torcida deixou o Maracanã contente e confiante.

ads

Postado por: Felipe Oliveira às: 06:23 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter