sexta-feira, 2 de abril de 2010

Chega ao Brasil, Os EUA x John Lennon


A morte de John Lennon em 1980 chocou o mundo. O ex-cantor, compositor e guitarrista dos Beatles, foi assassinado por Mark Chapman, um suposto fã do grupo, que aparentemente tinha problemas psiquiátricos. No entanto, desde o início se suspeitou que a morte do ícone do Rock pudesse ter sido tramada pelo governo americano, que Chapman (preso até hoje) possa ter sido manipulado por técnicas de sugestão (lavagem cerebral), comuns na época da Guerra Fria.

Se por um lado isto pode parecer paranóia, por outro lado cada vez mais vem a público a perseguição pessoal que havia contra John por parte das principais autoridades do governo, como o próprio presidente Nixon, o diretor do FBI, Edgar Hoover, e a temida CIA.

Produzido em 2006, o documentário ‘U.S. vs. John Lennon’, expõe toda a perseguição política ao músico, as tentativas de silenciá-lo, de expulsá-lo do país, e a luta de John por seus direitos. O documentário só está chegando agora ao Brasil, coincidentemente no ano em que completam 30 anos da morte do beatle.

John Lennon foi perseguido por suas idéias libertárias, pois seu enorme prestígio com o público, fazia de seus shows verdadeiros palanques, onde falava sobre liberdade, paz e principalmente protestava contra a guerra do Vietnã, algo que incomodava muito o governo dos EUA. Músicas como ‘Power to the People’ (Poder para o Povo), ‘Give Peace a Chance’ (Dê uma Change a Paz) e Imagine (onde John fala de um mundo sem governo, sem fronteiras e sem religião), aliadas ao discurso afiado do artista, eram capazes de causar uma revolução, e o governo americano sabia disto.

Lennon conseguiu com sua influência, através de um concerto de protesto, libertar John Sinclair (mentor do MC5 e ativista político), que havia sido preso por dois cigarros de maconha. Além disto, era amigo de figuras consideradas subversivas pelo governo, como o sindicalista Abbey Hoffman e o partido político Panteras Negras.

No filme, tudo isto é narrado em meio a entrevistas com John e outras figuras da época, amigos, políticos, músicos. Além de trechos de shows, reportagens e outras imagens históricas.

Veja o Trailer : http://www.youtube.com/watch?v=NTfyVYqYL90

Fonte :http://kissfm.com.br

ads

Postado por: jester knight às: 17:02 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter