sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Segurança na Internet



Nesta Postagem estaremos lhe disponibilizando informações, sugestões para que possamos utilizar a internet de uma forma segura. Mas para isso devemos saber o conceito de internet; Segue abaixo um texto sobre internet.

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.” (Segundo a Wikipédia)
Agora que já sabe o que é a internet, vamos prosseguir:
Segue abaixo um texto informativo:

Nos bosques inquietos da rede.
    
A internet se usada e acessada corretamente se torna em um local onde as pessoas trocam informações sem perigo algum com o mundo inteiro, porém, se não usado corretamente você pode ser tornar alvo fácil de vírus, hackers, pedófilos (no caso  de menores de idade) que se instalam através de malware, sites maliciosos, redes sociais, e-mails maliciosos e muitos outros meios encontrados.
Pensando nisso a empresa council of europe criou um jogo onde ensina ou educa as crianças e até mesmo os adultos sobre os perigos na rede. O jogo Wild Web Woods é um jogo on-line, que ensina a evitar os perigos da Internet. Disponível em http://www.wildwebwoods.org/popup.php?lang=pt, recorre a contos tradicionais infantis que orientam as crianças e os adultos a não se perderem no bosque e cair nos perigos da internet.

Significado:

Malware: Software (programa) que pode se instalar ou executar no computador sem que o usuário tenha conhecimento ou sem seu consentimento ou controle.

A segurança começa no computador:

Ative o firewall:
  • O firewall é a primeira linha de defesa contra hackers ou softwares mal-intencionados, como malwares. Se configurado corretamente ajuda a impedir o acesso não autorizado pelo usuário ao computador através da internet e da rede.
  •  No Windows 7 Acesse o painel de controle no menu iniciar, clicando no ícone Sistema e Segurança e, logo após em Firewall do Windows. Em seguida no lado esquerdo clique no ícone Ativar ou desativar o firewall do Windows. Na caixa que se abrir marque a opção Ativar o firewall do Windows. Caso precise de máxima proteção, ative a opção Bloquear todas as conexões de entrada...
Se você utiliza outra versão do Windows o processo de ativação é quase o mesmo. Só muda alguns ícones a se clicar.

Tenha um Antivírus Atualizado: 
  •  Antivírus é um programa de segurança que detecta e eliminam os vírus encontrados no computador, no final desta matéria você encontra recomendações de programas de segurança.
Leia também:

- O que é? E como agem os vírus de computadores?

Ative as Atualizações Automáticas:
  • São atualizações importantes para o computador onde contém atualizações críticas e de segurança que ajudam a proteger o computador. Algumas atualizações contêm aprimoramentos para as ferramentas.
Ativando:
  •  No Windows 7. Vá até o painel de controle, clique no ícone sistema e segurança e em seguida em Windows Update; clique em alterar configurações e na janela que será aberta selecione a opção instalar atualizações importantes (recomendadas).
Sem lhe atrapalhar o Windows baixa as atualizações enquanto você utiliza o computador.

Utilize Programas Antispyware:
  • Esses programas quando executado varre o computador buscando softwares mal-intencionados que fazem modificações no sistema.
A segurança na Internet:

Se não usada corretamente toda essa proteção no computador será mais um desafio a ser quebrado facilmente pelos ataques.

Sites Maliciosos:
  •  Tome cuidado ao acessar sites desconhecidos, pois, alguns utilizam  de maneiras para enganar os usuários a revelarem informações pessoais ou financeiras.
Redes Sociais:
  • Nunca clique em links soltos ou em imagens e muito menos utilize scripts oferecidos por outros usuários; muitos desses usuários utilizam desses meios para hackear sua conta ou até mesmo te passar um vírus.
E-mails Maliciosos:
  • Tome muito cuidado ao clicar em links nas mensagens. Geralmente é utilizado scans, pishing e spywares nos links das mensagens.
  • Um exemplo disso é quando você recebe mensagens, tais como: Veja nossas fotos das férias; Atualize suas informações no banco...
Vale a Dica!
  •  Não forneça informações pessoais, tais como: Nome completo, data de nascimento, local onde mora, senhas de contas em programas ou site de chats, se possível utilize uma conta fake.
Recomendações:

Sites:
Programas:
  • Avast Free Antivírus
  • Spybot – Antispyware
  • Opera - Browser

ads

Postado por: vitor Marques às: 14:34 Categoria:

Um comentário:

  1. mto bacana. eu procuro tomar bastante cuidados na navegação.
    tem super dicas legais no Blog do Piii! da Inteligweb http://www.inteligweb.com.br/blogdopiii/2011/07/dicas-de-seguranca-na-internet-2/

    ResponderExcluir

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter