quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Falha no Orkut permitiu roubo de comunidades durante fim de semana

Grupos foram excluídos por seus donos para evitar ataque.
Transferências de comunidades foram bloqueadas pelo Google.

Uma vulnerabilidade no Orkut permitiu o roubo de comunidades por usuários mal-intencionados no último fim de semana. A brecha estava em uma página do site que permitia a transferência instantânea de uma comunidade de um perfil para outro, sem a necessidade de qualquer ação por parte do dono verdadeiro da comunidade.

Alguns proprietários, temendo serem roubados sem poder fazer nada a respeito, excluíram suas comunidades. A exclusão voluntária dos espaços levou alguns internautas a acreditarem que havia um problema que fazia comunidades sumirem. Um tópico sobre o assunto no site de suporte tem mais de 500 respostas.

O Orkut, rede social mais popular no Brasil, excluiu os perfis de vários usuários que realizaram os roubos, retornando as comunidades aos seus verdadeiros donos. As comunidades excluídas estão sendo restauradas e transferências de comunidades estão bloqueadas.

O usuário Sérgio – ele não revelou o sobrenome – é dono da comunidade Super Liga de Moderadores, que discute questões pertinentes a proprietários de comunidades do Orkut. Ele explica que o sistema de coproprietários, criado para evitar esse tipo de problema, não foi suficiente para conter os roubos.

“Embora o Orkut tenha criado os coproprietários para que cada dono recupere sua comunidade sem ajuda qualquer do suporte, esse sistema também possui falhas que possibilitam o cancelamento dos links de titularidades”, explica. Ainda de acordo com Sérgio, o suporte foi rápido para atender as solicitações dos usuários.

O estudante Rodrigo Lacerda encontrou as informações técnicas da brecha divulgadas no próprio Orkut. Lacerda não quis explorar e muito menos testar o problema, porque o Google está punindo severamente usuários envolvidos em ataques ao Orkut. “Só de fazer um teste, o perfil já é deletado”, afirma o estudante.

Segundo os dados encontrados por Lacerda, uma página do Orkut, responsável por realizar transferências, não verifica as informações enviadas pelo navegador. Basta especificar os dados (a comunidade a ser transferida) para que a página realize a transferência.

Fonte: G1 Tecnologia 

ads

Postado por: vitor Marques às: 14:57 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter