segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dicas de etiqueta para enviar emails. Saiba o que NÃO deve ser feito!

Você sabia que os emails existiam antes mesmo de haver a internet? Pois, em 1965, um sistema primitivo foi desenvolvido para que computadores pudessem trocar mensagens mesmo estando separados por distâncias enormes. Mais de 40 anos se passaram e a grande maioria dos usuários ainda utiliza os serviços da maneira errada.

O Baixaki separou uma série de dicas para que você possa utilizar as mensagens de email da melhor forma possível. Ou seja, sem encher as caixas de entrada de seus amigos com mensagens indesejadas ou poluídas e sem formatação. Confira quais são as principais reclamações dos usuários em relação ao assunto.



Não encaminhe correntes para todos os contatos

“Samara morreu aos 13 anos, em 1454, e vai atormentar a todos aqueles que não encaminharem esta mensagem”. Acredite, isso não é verdade! Pense bem antes de encaminhar uma corrente para seus contatos, além de ser muito chato receber esse tipo de email, grande parte delas carrega links maliciosos.

Não utilize o campo Cc, e sim o Cco

É sabido que na internet existe uma infinidade de usuários que não estão conectados apenas para se divertir ou trabalhar, mas para se aproveitarem de pessoas inocentes e lucrar com isso. Uma forma de conseguir isso é capturando endereços de email e então vendendo para empresas especializadas em spam.



Enviando mensagens de email com cópia (Cc), todos os destinatários ficam visíveis para os outros, facilitando a ação dos ladrões de endereço (e dificultando a leitura da mensagem). Evitar esse problema é muito simples, tudo o que você precisa fazer é utilizar o campo de cópia oculta (Cco) e assim ninguém fora você sabe quem mais recebeu sua mensagem.

Visual limpo: não encaminhe mensagens sem formatação

Encaminhar mensagens é fácil, pois o tempo tomado é praticamente inexistente. E já que ninguém gastou tempo para escrever, uma ótima maneira de fazer seus textos ficarem mais leves é formatando as mensagens. Basta apagar listas de contatos e comentários perdidos nas mensagens para que seu email fique mais elegante e muito menos enfadonho.

Não encaminhe todas as mensagens

Fale a verdade: você já recebeu milhares de mensagens lindas em PowerPoint e se sentiu tentado a enviar para todos os seus amigos. Agora imagine se todos tivessem a mesma ideia... Não demoraria para que as caixas de entrada de todos ficassem lotadas e os servidores começassem a cair.



Por isso pense bem antes de encaminhar as mensagens que recebe. Leve em consideração que os seus contatos são heterogêneos, o que faz com eles não tenham os mesmos gostos e, portanto, não se interessem pelos mesmos assuntos. Evitando esta prática você para de perder pontos com seus amigos virtuais.

Não mande mensagens para quem não pode acessá-la

Cuidado ao enviar mensagens pessoais para contas de email empresariais. Além de tomar o tempo da outra pessoa, é possível que ela fique muito constrangida em alguns casos. Se a mensagem contiver conteúdo adulto, informe isso no assunto; se ela contiver muitas imagens, faça o mesmo, pois assim o seu colega não ocupará a banda da internet com mensagens que não pode ler no momento.

NÃO SEJA AGRESSIVO. Ops, Caps!

LETRAS MAIÚSCULAS FAZEM PARECER QUE QUEM ESCREVEU A MENSAGEM ESTAVA GRITANDO. Por isso, desligue o Caps Lock. E mais, evite tecer comentários com muitos palavrões, pois além de parecer muito grosseiro, os emails com palavrões perdem o foco principal, que é difundir alguma informação.



Não seja prolixo

Se você quer dizer alguma coisa para alguém, o melhor a fazer é dizer diretamente. A menos que esteja declarando seu amor para sua melhor amiga, ir direto ao assunto é sempre a melhor opção. Isso evita que seus contatos desistam de ler a mensagem até o final e também evita que o destinatário se perca em um mar de informações irrelevantes para aquele momento.

Não prolifere o caos

Fim do mundo, gripe suína, ataque terrorista ou refrigerante causador de câncer; tudo isso já foi motivo de preocupação para os seres humanos. Mas evite repassar informações de fontes duvidosas, pois esse tipo de mensagem só colabora para que o caos seja instaurado na internet.



Não clique em links desconhecidos


Esta dica não se limita aos emails, mas é muito importante. Sempre que algum usuário desconhecido enviar algum link para você, pense muito bem antes de clicar sobre ele. Além de ser muito provável que seu computador seja infectado por algum vírus, sua conta de email pode ser invadida e todos os seus contatos podem ser atacados pelo mesmo capetinha cibernético. Se você não resistir, antes de clicar posicione o mouse sobre o link e veja na Barra de status do navegador para onde você será encaminhado de verdade.

Não responda sem verificar os destinatários

Esta dica foi criada especialmente para quem possui grupos de email. Ao receber alguma mensagem, preste muita atenção na hora de respondê-la, pois não são raros os casos de pessoas que respondem para apenas uma pessoa, ou em piores situações, respondem para todos pensando que estão enviando para apenas uma. Constrangimento certo.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/4581-dicas-de-etiqueta-para-enviar-emails-saiba-o-que-nao-deve-ser-feito-.htm

ads

Postado por: vitor Marques às: 13:18 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter