domingo, 9 de maio de 2010

Timão leva susto, mas vence o Atlético-PR de virada na estreia


Na estreia pelo torneio que representa sua última chance de sagrar-se campeão no ano de seu centenário, o Corinthians sofreu, mas acabou vitorioso. O Timão venceu o Atlético-PR por 2 a 1, de virada, neste domingo no Pacaembu. A equipe paranaense teve dois jogadores expulsos (o meia Paulo Baier, aos 42 do primeiro tempo, e o goleiro Neto, aos 24 da etapa final), mas deu muito trabalho ao Alvinegro, que ainda se recupera do baque pela eliminação na Taça Libertadores. Wagner Diniz marcou para os visitantes, aos 46 do primeiro tempo. No segundo tempo, Souza entrou e, ao lado de Ronaldo, teve papel determinante no resultado. Fez o primeiro gol, após corta-luz do companheiro, aos 13, e sofreu pênalti, convertido por Ronaldo, aos 37.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Atlético-PR atuam no domingo, dia 16 de maio. A equipe do Parque São Jorge visita o Grêmio, às 16h (de Brasília), no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Já o time de Curitiba recebe o Guarani, às 18h30m (também de Brasília), na Arena da Baixada.

Que vacilo!

Numa prova de que a torcida não vai esquecer tão facilmente o fracasso no torneio continental, parte dela protestou novamente contra Mano Menezes, antes mesmo do apito inicial. Assim como no sábado, no treinamento no Parque São Jorge, o técnico foi chamado de medroso e ouviu o coro: “Não é mole não, o Brasileiro virou obrigação”.

O time, porém, ignorou a pressão da torcida e foi para cima do adversário, assim como fez na última quarta-feira, contra o Flamengo. Só que dessa vez o ritmo alvinegro foi menos intenso. Até por isso, talvez, os donos da casa tiveram dificuldades, apesar do volume, em chutar a gol. Do outro lado, mesmo sem apresentar um bom futebol, o Furacão se segurava.

Ronaldo chegou a tentar de longe aos oito minutos, mas pegou mal na bola. Bom mesmo foi o passe do Fenômeno para Dentinho, aos 11. O camisa 9 rolou de calcanhar para o jovem atacante chutar prensado com a zaga do Furacão. O time paranaense, aliás, não conseguia passar do meio-campo.

A primeira chance do Atlético-PR saiu apenas aos 20 minutos, quando Alan Bahia arriscou de fora da área e mandou por cima do gol de Felipe. Embora jogasse bem, um dos principais problemas do Corinthians, além da falha na finalização, era a criação, especialmente por parte do meia Danilo.

Com muitos erros de passe, o camisa 10 irritou a torcida. Se continuar assim, Bruno César, recém-contratado junto ao Santo André, não terá dificuldade para ganhar a posição. Sem penetrar tanto na área adversária, o Timão tentou duas vezes em cobranças de falta. Ronaldo mandou longe, aos 21, e Neto defendeu a de Chicão, aos 33.

O Atlético-PR, em outro raro lance de ataque, quase abriu o placar aos 41, quando Chico cabeceou para fora após falta cruzada por Paulo Baier. Por falar no meia, ele acabou expulso um minuto depois. O jogador já tinha amarelo, pôs a mão na bola, levou a segunda advertência e, consequentemente, o vermelho.

- Ele está de perseguição comigo – reclamou Baier na saída do campo. O árbitro Marcelo de Lima Henrique havia expulsado o meia também na Copa do Brasil, no primeiro jogo do Atlético-PR contra o Palmeiras, pelas oitavas de final.

Mas quando parecia que as coisas iriam melhorar para o Corinthians, o Furacão surpreendeu. Aos 46 minutos, Wagner Diniz cobrou falta para dentro da área tentando servir o atacante Javier Toledo. Mas a bola passou por todo mundo e entrou direto no gol de Felipe, que saiu mal e não conseguiu evitar (veja no vídeo acima).

Ataque resolve

Com um jogador a mais e em desvantagem no placar, o técnico Mano Menezes optou por colocar mais um atacante no Corinthians. Na volta para o segundo tempo, Souza entrou no lugar do lateral-direito Alessandro. Do lado do Atlético-PR, o treinador Leandro Niehues sacou o atacante Javier Toledo e pôs Netinho a campo.

Com um a mais em campo, a alteração alvinegra surtiu mais efeito. Por muito pouco o Timão não empatou aos dois minutos. Depois de chute colocado de Danilo, Neto fez boa defesa, mas a bola sobrou para Elias. Livre na pequena área, o volante chutou e viu o zagueiro Rhodolfo salvar em cima da linha.

Se no primeiro tempo faltava ao Corinthians finalizar, no segundo os jogadores resolveram tirar o atraso. Especialmente Roberto Carlos. Em duas cobranças de falta, ele deu dois belos sustos no goleiro adversário. Aos oito e aos dez. Nessa última oportunidade, o camisa 1 espalmou por cima do gol.

O empate do Timão estava amadurecendo. Até pela fragilidade do Atlético-PR, que recuou muito por ter um jogador a menos em campo. Aos 11 minutos, por exemplo, Dentinho chegou à área batendo forte. E o Furacão foi salvo por Leandro. Mas aos 13 minutos, ninguém conseguiu segurar o Alvinegro.

Roberto Carlos avançou pela esquerda e rolou no meio para Ronaldo. O camisa 9 fez belo corta-luz e deixou a bola para Souza. Na entrada da área, ele dominou, girou e bateu colocado, sem chance para Neto: 1 a 1 (confira acima). O gol era para ter feito o Timão aumentar o ritmo em busca da virada. Mas o Furacão cresceu e passou a avançar, diminuindo o ímpeto corintiano.

Só que a vantagem do Corinthians em número de jogadores aumentaria aos 24 minutos. Depois de lindo lançamento de Chicão, Dentinho driblou o goleiro Neto e foi derrubado fora da área. O árbitro o expulsou diretamente por considerar que o atacante corintiano faria o gol.

Começou então o bombardeio do Timão contra o Atlético-PR. Roberto Carlos, Souza, Ronaldo, Jucilei, Iarley, Elias, Jorge Henrique... Todos tentavam de alguma maneira anotar o segundo gol. Mas foi preciso um pênalti para ele sair. Aos 37, Souza subiu e caiu dentro da área. O juiz deu pênalti de Alan Bahia por empurrão no corintiano. Ronaldo bateu, marcou e deu a vitória ao Corinthians, para alívio da Fiel, dos próprios jogadores e, principalmente, de Mano Menezes.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/05/timao-leva-susto-mas-ronaldo-e-souza-garantem-vitoria-na-estreia.html

ads

Postado por: Felipe Oliveira às: 15:37 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter