segunda-feira, 10 de maio de 2010

Roraima ficará de fora do Plano Nacional de Banda Larga

Secretário de Tecnologia diz que estado atualmente não possui estrutura.
Uma possibilidade, segundo ele, é usar fibra ótica da Venezuela.


O estado de Roraima deve ficar de fora do Plano Nacional da Banda Larga (PNBL), lançado na última quarta-feira (5) pelo governo. O programa prevê a universalização do serviço de internet de baixo custo nos próximos quatro anos. Segundo o coordenador do Programa de Inclusão Digital do governo, Cezar Alvarez, não será possível expandir o serviço para Roraima até 2014, prazo apresentado para a implementação da banda larga em todos os outros estados do país.

“O acesso é muito difícil, é mata fechada. Vamos discutir projetos para incluir Boa Vista [capital de Roraima] mas vai ser depois de 2014”, disse. O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, disse que uma alternativa para implementar a banda larga em Roraima seria utilizar cabos de fibra ótica da Venezuela.

“Roraima é abastecida por uma linha de energia elétrica da Venezuela. Tem um acordo do Brasil com a Venezuela onde o governo brasileiro compra uma parte da energia da Venezuela. Usar a fibra deles lá é uma possibilidade. Vamos ter que analisar se tem possibilidade de fazer acordo com eles e se eles têm fibras ociosas”, afirmou.

Outro desafio do governo brasileiro na execução do PNBL são as cidades rurais, onde não há redes de eletricidade. Nesses casos, o governo estuda utilizar freqüências de rádio. “Uma das questões centrais a ser enfrentada nas áreas rurais é o leilão da frequência dos megahertz. Já tem, há mais de quatro meses, determinação para que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) faça o leilão desta banda”, disse Cezar Alvarez.

“Quanto mais baixa a frequência, mais longe ela vai. Então, na parte de banda larga rural essa frequência pode ser bastante útil”, explicou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

ads

Postado por: vitor Marques às: 05:20 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter