terça-feira, 11 de maio de 2010

Google Goggles: serviço móvel da Google permite a tradução de textos a partir de imagens

Com o Google Goggles será possível fazer traduções de textos com apenas uma câmera integrada ao telefone celular.

É extremamente difícil encontrar um usuário de internet que nunca tenha recorrido aos serviços de tradução online disponíveis. Encontrar músicas em outros idiomas e traduzir páginas inteiras ou mesmo alguns termos isolados são só algumas das funcionalidades que os tradutores online oferecem.

Um dos mais utilizados por milhões de usuários no mundo inteiro é o Google Translate, serviço de tradução integrado ao site de buscas e que oferece mais de 50 idiomas diferentes para que sejam feitas traduções de frases, palavras ou até mesmo de páginas da web inteiras.

Essa mesma Google, gigante do mundo da informática, demonstrou durante a Mobile World Congress, o maior evento de telecomunicações do mundo, o protótipo de seu novo serviço integrado ao Google Goggles.

O Goggles já pode ser usado (e utilizado em celulares que tenham o sistema operacional Android, a partir de sua versão 1.6) para localizar informações de vários locais ao redor do mundo a partir de fotos tiradas pelo celular. Podem ser usadas fotos de pontos turísticos, obras de arte e logomarcas.

O novo serviço integra os dois itens supracitados: o Goggles e os serviços de tradução. Ou seja: um tradutor portátil que trabalha com textos retirados a partir de imagens capturadas pelo próprio celular. Não entendeu? É bastante simples.

O portador de um celular equipado com o sistema operacional Android pode estar viajando para algum país cujo idioma local não está em seu leque de fluências. Ela encontra algum texto no idioma local e não consegue traduzi-lo, pode ser um cardápio ou qualquer outro texto encontrado.

Com o auxílio da câmera do aparelho celular, ela captura o texto como se fosse uma imagem, e em seguida o Goggles divide a imagem em camadas para conseguir identificar o texto com uma coisa única. O próximo passo realizado pelo aparelho é a tradução, a partir da base de dados anexada ao sistema.

Por enquanto ainda não existe o mesmo número de idiomas disponíveis no Google Translator em sua versão para computadores. A versão protótipo do Goggles só consegue traduzir textos de alemão para a língua inglesa, mas isso deve começar a mudar assim que o serviço comece a ser utilizado efetivamente.

Dessa maneira, a Google revela seus objetivos de prosseguir nos rompimentos de barreiras. A empresa que já as quebrou antes,ao sofrer a metamorfose de motor de buscas para suíte de serviços online, inovou novamente ao sair dos computadores para chegar aos celulares e agora quebra barreiras ao permitir a interação entre telefone e ambiente.

O que você pensa sobre isso? Em quanto tempo será possível ter acesso ao serviço em qualquer idioma? Será que o tradutor portátil será realmente eficiente?
 

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/3738-google-goggles-servico-movel-da-google-permite-a-traducao-de-textos-a-partir-de-imagens.htm
 

ads

Postado por: vitor Marques às: 13:28 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter