quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fernandão marca, Ceni pega pênalti, e São Paulo vence o Palmeiras: 1 a 0


Em uma partida na qual faltou bom futebol, o São Paulo teve mais iniciativa e derrotou o Palmeiras por 1 a 0, conquistando sua primeira vitória em clássicos estaduais na temporada. Mais uma vez, Fernandão foi o destaque ao marcar o único gol no Morumbi, na noite desta quarta-feira, em duelo válido pela quarta rodada do Brasileirão.Rogério Ceni também foi determinante ao defender um pênalti cobrado por Ewerthon aos 42 minutos da etapa final. Com o resultado, o Tricolor foi aos sete pontos, em sexto na tabela de classificação, mesmo número do rival do Palestra Itália, que fica em sétimo pela derrota no confronto direto.

São Paulo melhor no primeiro tempo

Estádio vazio, frio, chuva fina. O clima parecia influenciar no futebol de São Paulo e Palmeiras, que proporcionaram poucos lances de emoção no primeiro tempo. O Tricolor entrou em campo com a escalação esperada, ao contrário do Palmeiras que, em vez do 3-5-2, começou no 4-4-2, com Ewerthon e Vinícius formando a dupla de ataque.

O São Paulo tomou a iniciativa e forçou muito o jogo pelo lado direito. Cicinho, ao contrário dos últimos jogos, se apresentou mais para o apoio. Marlos, pela direita, e Dagoberto, pela esquerda, se movimentavam muito para confundir a marcação palmeirense, enquanto Fernandão, centralizado, segurava a bola para permitir a aproximação do meio-campo.

Aos oito minutos, o São Paulo chegou pela primeira vez. Após rápido contra-ataque, Cicinho tocou para Dagoberto, que se livrou de Márcio Araújo e bateu rasteiro, no canto direito de Marcos, que fez firme defesa. Dez minutos depois, o goleiro palmeirense voltou a trabalhar, desta vez em cabeçada de Fernandão, após cruzamento de Junior Cesar.

O Palmeiras tinha muitas dificuldades para passar do meio-campo. Apesar de ter dois meias de ligação (Cleiton Xavier e Lincoln), o time era muito lento na saída de sua defesa e errava muitos passes, o que facilitava as coisas para a marcação tricolor. Vinícius estava mais preocupado em conter os avanços de Cicinho. O Verdão só conseguiu dar o seu primeiro chute a gol aos 27, quando Gabriel Silva exigiu boa defesa de Rogério Ceni.

Para complicar ainda mais para o Palmeiras, o time perdeu Cleiton Xavier, aos 33, com uma lesão no joelho direito. Jorge Parraga colocou o volante Souza em campo e liberou Vinícius de sua tarefa na marcação. Lincoln também subiu o seu posicionamento e, mesmo sem levar grande perigo ao gol adversário, o Verdão conseguiu ter o controle da bola nos pés. O São Paulo também perdeu um jogador por contusão: Marlos, com lesão na coxa, deu lugar a Fernandinho.

Aos 42, no último lance de emoção do fraco primeiro tempo, Vinícius, após cobrança de escanteio pela direita e desvio de Maurício Ramos na primeira trave, obrigou Rogério Ceni a fazer boa defesa.

Gol de Fernandão muda o jogo

O início da etapa complementar lembrou o começo da partida, com o São Paulo tomando a iniciativa, e o Palmeiras apenas se defendendo. Com a saída de Marlos, o Tricolor passou a jogar no 3-4-3 e se abriu ainda mais. Dagoberto caiu pela direita, Fernandinho, pela esquerda, e Hernanes, que esteve apagado no primeiro tempo, teve mais liberdade com a ausência de Cleiton Xavier.

No seu primeiro ataque, a equipe da casa abriu o marcador. Fernandinho recebeu pela esquerda, se livrou de Maurício Ramos, foi ao fundo e cruzou rasteiro para Fernandão que, de carrinho, mandou para as redes. Foi o segundo gol do camisa 15 pelo Tricolor.

Com a vantagem são-paulina, a partida mudou. O São Paulo se retraiu e passou a tentar encaixar um contra-ataque, enquanto o Palmeiras, que partiu em busca da recuperação, sofria com a falta de inspiração. Aos 17, o Tricolor só não ampliou sua vantagem porque Marcos fez grande defesa em chute de Fernandinho.

Aos 22, o técnico Jorge Parraga fez sua segunda alteração, sacando Vinícius, bem no jogo, para colocar o meia Ivo. Mais na base da vontade do que da organização, o Palmeiras conseguiu encurralar o São Paulo em seu campo. Apesar de ter dois atacantes velocistas, o Tricolor não conseguia mais passar do meio, o que irritava o técnico Ricardo Gomes. Percebendo o crescimento do adversário, o técnico são-paulino mexeu, pôs Jorge Wagner na vaga do apagado Dagoberto e voltou ao 3-5-2 do começo da partida.

A partir dos 30, o jogo virou um show de horrores. Ninguém acertava mais nada. O São Paulo limitava-se a despachar a bola para o ataque. E o Palmeiras, que passou a ter o atacante Paulo Henrique na vaga de Souza, não conseguia criar uma única jogada de perigo. Na chance que teve, o Verdão perdeu um gol inacreditável. Ewerthon desceu pela esquerda, cruzou rasteiro para a área e Ivo conseguiu chutar em cima de Rogério Ceni.

E o goleiro tricolor ainda teria outra participação decisiva no finzinho da partida. Aos 42, Marcelo Aparecido de Souza marcou pênalti de Cicinho em Ivo. Na cobrança, Ewerthon bateu à meia altura no canto esquerdo, e Ceni espalmou para escanteio. Daí até o apito final, aos trancos e barrancos, o Tricolor conseguiu segurar sua vantagem..

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/05/gol-de-fernandao-e-defesa-de-ceni-garantem-vitoria-do-tricolor-no-classico.html

ads

Postado por: Felipe Oliveira às: 15:39 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter