sábado, 22 de maio de 2010

Críticos premiam 'Tournée' de Mathieu Amalric no Festival de Cannes

A Fipresci, organização independente que representa críticos de cinema de 68 países, elegeu neste sábado (22) o filme "Tournée", de Mathieu Amalric, como o melhor da competição deste ano no Festival de Cannes.
O filme, dirigido e estrelado pelo próprio Amalric, conta a história de um produtor de televisão falido que tenta organizar uma turnê de um grupo de dançarinas de strip tease americanas pela França. As atrizes são strippers de verdade, parte de um movimento batizado nos EUA de "new burlesque".
Da mostra Un Certain Regard, os críticos premiaram o longa húngaro "Pal Adrienn", de Agnes Kocsis.

Já o catalão "Todos vos sodes capitans", do diretor estreante Olivier Laxe, foi escolhido pela Fipresci como o melhor longa da Quinzena dos Realizadores, evento paralelo ao Festival de Cannes do qual também participou o brasileiro "A alegria".

Ainda neste sábado, o filme "Des hommes et de dieux", de Xavier Beauvois, foi eleito pelo júri ecumênico como o melhor da competição principal. O filme é inspirado no desaparecimento de um grupo de monges cristãos por terroristas no norte da Argélia em 1990.

"Tournée" conta a história de um produtor de TV francês decadente que tenta se reerguer promovendo a turnê de um grupo de strippers americanas na França. Representantes de um movimento conhecido nos EUA como "new burlesque" (novo burlesco), as dançarinas emprestam humor e alto astral ao filme que, logo, vai se desgastando à medida que a história avança.

Ao contrário do que pode parecer no começo, Joachim - o produtor que também é vivido por Amalric - não está tão no controle quanto quer fazer parecer. Pelo contrário, ele tem dificuldades em encontrar casas para as garotas se apresentarem, é rejeitado pelos amigos e até os próprios filhos, que vivem em Paris com a mãe, parecem ter perdido a conexão com ele.

Mais que uma última cartada para se recolocar profissionalmente, o grupo de strippers é também a única "família" do bipolar protagonista da história - que alterna momentos de doçura com as dançarinas a acessos de raiva e discussões.

Conhecidas por pseudônimos como Dirty Martini, Mimi Le Meaux e Kitten on the Keys - nomes que usam em seus espetáculos na vida real -, as strippers também não são fáceis: aprontam travessuras, flertam, provocam e testam os limites de Joachim o tempo todo. Mistura de teatro de comédia com show de rock e strip tease, seus números são sem dúvida os melhores momentos do filme.

ads

Postado por: jester knight às: 15:30 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter