sexta-feira, 23 de abril de 2010

História das Copas do Mundo - 1930


Idealizada na fundação da FIFA em 1904, a Copa do Mundo só foi realizada após a reconstrução da Europa dos destroços da Primeira Guerra Mundial.

Em 1929, o Uruguai, atual bicampeão olímpico, foi escolhido como país-sede. Os europeus protestaram que a primeira Copa fosse fora de seu continente e boicotaram o evento, tornando praticamente um torneio pan-americano.
Dos atuais dez membros da Conmebol não participaram apenas Equador, Colômbia e Venezuela.

As copas sempre foram moldadas de acordo com os interesses dos países-sede e das principais seleções. Nas primeiras oito Copas, os anfitriões chegaram a cinco finais e nas duas primeiras, a festa foi dos donos da casa.

Os uruguaios construíram o estádio Centenário para sediar a Copa e os cem anos de sua independência. Pão e circo consumados, o governo decretou feriado nacional após a conquista do título.

A rivalidade entre os países é uma das essências das Copas. Na primeira final, os argentinos e uruguaios polemizaram até com a bola (o primeiro tempo foi jogado com uma bola preferida pelos argentinos e o segundo pelos uruguaios).

Os uruguaios comemoraram o tri-campeonato já na primeira edição. Eles consideram os triunfos nas Olimpíadas equivalentes a uma Copa. Por este motivo são bordadas quatro estrelas na atual camisa da celeste.

Seleções estreantes: 13 (100%) - Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru e Uruguai.
Eliminatórias: Não houve
Sede: Uruguai
Campeão: Uruguai - 1º título
Jogos: 18
Gols: 70
Média de gols: 3,89
Público: 434.500
Média de público: 24.139
Artilheiro: Guillermo Stábile - Argentina - 8 gols

ads

Postado por: Felipe Oliveira às: 16:44 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter