quarta-feira, 31 de março de 2010

Orson Welles - conheça um pouco da vida de um dos maiores genios do cinema


Órfão aos quinze anos, após a morte do seu pai (sua mãe morreu quando ainda tinha 9 anos), George Orson Welles começou a estudar pintura em 1931, primeira arte em que se envolveu. Adolescente, não via interesse nos estudos e em pouco tempo passou a atuar. Tal paixão o levou a criar sua própria companhia de teatro em 1937. Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão radiofônica intitulada A Guerra dos Mundos, adaptação da obra homônima de Herbert George Wells e que ficou famosa mundialmente por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar enfrentando uma invasão de extraterrestres. Um Exército que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofónica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta. O sucesso da transmissão foi tão grande que no dia seguinte todos queriam saber quem era o responsável pela tal "pegadinha". A fama do jovem Welles começava.

Dois anos após disso o jovem Welles estreava no cinema com a sua obra prima e talves a maior obra audiovisual da historia o filme Cidadão Kane, supostamente baseado na vida do magnata das telecomunicações William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava),Conta a história de Charles Foster Kane um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.

O filme inicia com a sua morte, quando se pronuncia a palavra Rosebud, que acaba levando um jornalista a investigar a vida de Kane para descobrir o sentido da palavra. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens e pessoas encontrar a infância perdida.

Nessa obra Welles inova e apresenta elementos até então desconhecidos como por exemplo a presença de uma narrativa não linear

Logo após Cidadão Kane ,Welles passou uma temporada no Brasil, onde pretendia filmar o famoso carnaval carioca para acrescentar ao seguimento My Friend Bonito, do documentário It's All True.No Rio de Janeiro, Welles se encantou pelo Botafogo e logo virou torcedor(acredite, Orson Welles era botafoguense) a ponto de ir vestido com o uniforme do Botafogo em uma entrevista coletiva. Mas algo desastroso ocorreu , enquanto ele estava no Brasil Welles teve sua reputação destruida nos E.U.A pelo magnata William Randolph Hearst.

Como consequencia Welles teve dificuldades para fazer filmes nos anos sequintes , talves o maior exemplo tenha sido Don Quixote que demorou 10 anos para ficar pronto e so foi lançado após sua morte.

Mesmo assim Welles ainda conseguiu criar algumas outras obras primas como A marca da maldade de 1958

No dia 10 de outubro de 1985 Orson Welles morre de ataque cardiaco em sua casa em Hollywood , California . Reza a lenda que pouco antes de morrer Welles teria feito o seguinte comentário sobre sua profissão "Esse é o maior trem elétrico que um menino já teve." Seu último trabalho foi dublando a voz do planeta Unicron no desenho animado de longa metragem de 1986 The Transformers: The Movie.

ads

Postado por: jester knight às: 15:16 Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

→ Escreva apenas o que for referente ao tema;

→ Ofensas pessoais ou spam não serão Tolerados;

→ Faça comentários relevantes;

→ Obrigado por sua visita e volte sempre.

 

Novo visual. O que achou?

Seguidores

Página Oficial

site meter